NOSSO SISTEMA

✔︎ Tecnologia 100% paraibana, visando dotar a sociedade de mais informações sobre os preços praticados no mercado local.

✔︎ Permite a todos os cidadãos conhecer preços recentes de mais de 739 mil produtos comercializados em toda a Paraíba.

✔︎ Todos os dias são processados, em média, 600 mil cupons fiscais, com picos superiores a 1,2 milhão de compras.

✔︎ Os dados abrangem um universo de até 121 mil estabelecimentos de todos os 223 municípios paraibanos.

✔︎ Também está disponível para as plataformas Android e IOS.

Baixe agora e saiba onde comprar mais barato usando seu dispositivo móvel.

SOBRE OS DADOS

Todos os preços apresentados pela plataforma Preço da Hora são oriundos da base de dados de Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas, modelos (NFC-e, 65) e (NF-e, 55). Tais cupons são emitidos no momento da compra junto aos estabelecimentos comerciais cadastrados na Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB). As informações apresentadas pelo sistema não correspondem a anúncios, promoções ou qualquer tipo de ação comercial.

Os dados apresentados, tais como preço, descrição do produto e número do código de barras são públicos e obtidos diretamente dos campos existentes nas NF-e e NFC-e, sendo de responsabilidade direta das empresas contribuintes.

Cabe a cada fornecedor criar, manter, alterar ou extinguir sua política de preços e descontos. As notas fiscais podem sofrer alteração, anulação ou estarem indisponíveis sem a prévia comunicação por parte das instituições gestoras do Preço da Hora.

As imagens utilizadas na plataforma são meramente ilustrativas e podem variar em relação à aparência real dos produtos. As imagens são capturadas por algoritmos de busca que utilizam a descrição dos produtos contidas nas notas fiscais.

A fim de reduzir a volatilidade e garantir uma melhor comparação dos preços, não foram incluídos neste sistema os preços praticados por estabelecimentos comerciais cuja atividade principal sejam Alojamento (como hotéis e pousadas) ou Alimentação (bares e restaurantes), baseados na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Além das NFC-e, foram usados no Sistema os seguintes dados: Código Internacional de Produtos (GTIN); Divisão Territorial do Brasil e Comissão Nacional de Classificação (CONCLA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Base cadastral dos contribuintes, Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB); Códigos dos Produtos, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); Tabelas de Classificação da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC); Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED),Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Todos os dias são processados milhões de dados usando algoritimos de aprendizagem de máquina e armazenados sob uma a arquitetura de Big Data, que alimentam esta plataforma.

DESENVOLVIMENTO

O Sistema Preço da Hora é fruto de parceria entre o Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) e o Governo do Estado da Paraíba, desenvolvido pelo Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada (LEMA/UFPB) com a participação dos seguintes órgãos técnicos: